Plano
de aula
Duração
do plano: Sete dias
Nome
da Escola: Pedacinho de céu
Nome
do Professor: Aline Nascimento e Maria Damasia
Disciplina:
Ludicidade
e Desenvolvimento da Pessoa
Tema:
Oficina
de Jogos matemáticos
Faixa
etária ou série: 2º ano
Duração:
30
minutos por aula.
Tempo
estimado: uma aula a cada sete dias
Ementa:
Fazer
com que os alunos se familiarizem com os números, aprender as operações básicas
da matemática; como: adição, subtração, divisão e multiplicação de maneira
lúdica através de jogos matemáticos.
Objetivos Gerais: Construir jogos matemáticos em sala de aula
junto com a turma. Realizar as brincadeiras em grupos a fim de aprender
matemática. Resolver problemas
matemáticos de adição, subtração, divisão e multiplicação.
Conceituais: Conhecer a importância da matemática em
nosso dia a dia, saber diferenciar as quatro operações básicas da matemática.
Saber solucionar os problemas das operações básicas.
Procedimentais:
Realizar atividades e jogos em grupos em sala de aula.
Separar os materiais que irão ser utilizados.
Desenvolver a habilidade de memória.
Desenvolver a habilidade de raciocínio lógico.
Atitudinais:
Saber trabalhar em conjunto;
Ajudar e cooperar uns com os outros;
Respeito pelos colegas;
Gosto pela matemática.
Competências e habilidades:
As ações formativas, realizadas no desenrolar das atividades e jogos
pedagógicos de matemática em sala de aula do presente componente curricular,
são adotadas para que se desenvolvam ou aprimorem competências e habilidades
que possibilitem aos alunos serem capazes de:
Ø Realizar e elaborar atividades em grupo;
Ø Capacidade de interagir em sociedade;
Ø Desenvolver a imaginação e criatividade;
Ø Relacionar a matemática em sua experiência de
vida;
Ø Compreender os números, sequências e operações
básicas;
Ø Saber solucionar desafios e problemas
propostos;
Ø Desenvolver a habilidade de memorização.
Ø Desenvolver a habilidade de raciocínio
lógico.
Ø Aprender as quatro operações básicas.
Conteúdo programático:
Ø Sugerir a classe que sejam elaborados jogos
matemáticos onde eles irão participar da confecção dos mesmos.
Ø Separar os grupos e materiais necessários.
Ø Realizar a confecção dos jogos.
Ø Em sala de aula, os alunos deverão preparar o
local abrindo espaço para a brincadeira. Em seguida a professora deve explicar o
que esta sendo proposto a eles; explicando as regras do jogo e ordens a serem
seguidas.
Ø Como o objetivo da aula é que seja totalmente
lúdica, a professora deve deixar que os alunos tenham liberdade de escolha na
brincadeira, mas, isso sem deixar de auxiliar seus alunos quando necessário.
Ø Os jogos a serem realizados são:
Ø Trilha do lago;
Ø Bingo;
Ø Mercado;
Ø Pescaria;
Ø Jogo das argolas;
Ø Acerte a o buraco;
Ø Dominó;
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Metodologia de ensino:
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, lúdicas e
participativas, fazendo uso de materiais pedagógicos como brincadeiras e jogos
matemáticos. Sendo realizadas tanto em sala de aula, quanto ao ar livre.
Situações relacionadas ao contexto pedagógico será ponto de partida para a
realização de cada atividade.
Procedimentos e critérios para avaliação:
A avaliação é continua e
individual e tem o objetivo principal o diagnóstico de possíveis dificuldades
no desenvolvimento da matemática.
Será realizada por meio
de observação e acompanhamento individual contínuo através de atividades e
trabalhos realizados em sala de aula.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
AULA/DATA
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CONTEÚDO/ATIVIDADES
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RECURSOS NECESSÁRIOS
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01/05
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Tema: Bingo
Objetivos: Memorizar
os números de um a cem.
Desenvolvimento: Deverá
ser entregue uma cartela com os números a cada aluno; em seguida a professora
deverá ter em mãos uma caixa com os numerais recortados de um a cem. O
sorteio deverá acontecer sem que a pessoa veja que número esta tirando da caixa;
em seguida a professora anuncia o número que foi sorteado e os alunos deverá
marcar os números que pertencer a sua cartela. Ganha aquele que preencher
primeiro todos os números da cartela.
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Papel impresso com os números (que irá
servir de cartela); números de um a cem recortados; caixa pequena.
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08/05
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Tema: Acertando
o buraco.
Objetivo: Aprender a
somar.
Desenvolvimento: Um
tabuleiro com várias divisões deverá ser feito; e dentro de cada quadrado
deverá conter um número; o mesmo deverá ser posicionado na sala de aula; em
seguida os alunos deverão formar uma fila; com a bolinha em mãos e
posicionados a uma pequena distância, um aluno por vez deverá tentar acertar
um quadrado do tabuleiro; a professora deverá anotar os números que os alunos
forem acertando; no final a soma será feita e ganha quem obter mais pontos.
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Caixas de leite para a confecção do
tabuleiro; papel com números que irá dentro de cada quadrado; uma bola
pequena; folha e caneta para anotações.
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15/05
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Tema: Pescaria.
Objetivo: Aprender
as quatro operações básicas.
Desenvolvimento: Em
uma caixa média deverá conter vários peixinhos recortados; no verso de cada
peixe irá conter um tipo de problema (adição, divisão, multiplicação e
subtração) ex: 2+5; Uma vara de pescar deverá ser fornecida aos alunos; e um
de cada vez deverá tentar pescar um peixe; em seguida a professora irá falar
o problema encontrado no verso do peixe pescado e o aluno terá que tentar
responder; ganha quem conseguir pescar mais peixes.
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Caixa média; peixinhos de papel recortados;
vara que sirva para pescar.
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22/05
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Tema: Trilha do
lago.
Objetivo: Desenvolver
habilidade para resolver problemas de multiplicação, divisão, subtração e
adição.
Desenvolvimento: Uma
trilha deverá ser montada da maneira que a professora desejar, pode ser tanto
em papel impresso como de tamanho gigante para os alunos servirem como peças
do jogo. Em duplas o aluno que irá iniciar o jogo deverá jogar o dado; e de
acordo com o número que cair para cima do dado o aluno deverá pular a casa;
do lado de cada número da trilha irá conter um papel com um problema
matemático e uma prenda; ex: o aluno joga o dado e o mesmo caiu no número
dois... O aluno deverá pular duas casas... Em seguida deverá responder o
problema do papel... Se acertar avança uma casa; se errar paga uma prenda (imitar
um macaco; etc.)... Em seguida deverá ser a vez do adversário. Ganha quem
chegar ao final primeiro.
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Dado; trilha montada e espaço necessário para
realizar o jogo.
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29/05
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Tema: Jogo das
argolas
Objetivo: Aprender a
somar.
Desenvolvimento: Várias
garrafas com água deverão ser posicionadas em sala de aula e cada uma delas
deverá conter um número na frente; Com os alunos posicionados à frente das
garrafas a uma pequena distância das mesmas e com as argolas na mão; o aluno
deverá tentar acertar a argola na garrafa; e assim um aluno por vez deverá
realizar o mesmo processo; a professora deverá marcar os nomes de cada aluno
com os números acertados por cada um deles; no final do jogo os números
acertados irão ser somados; e ganha àquele que conter um número final maior.
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Garrafas pets; e argolas.
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05/06
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Tema: Dominó.
Objetivo: Memorizar
os números e desenvolver o raciocínio lógico.
Desenvolvimento: Confeccionar
pedras de dominó que sejam de tamanho grande para que o jogo possa ser
realizado de maneira mais concreta. Em seguida deverão ser separados dois
grupos com o número de participantes iguais; Um grupo deverá começar o jogo e
o outro deverá dar continuidade; ganha aquele que acabar com as peças da mão
primeiro.
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Caixas de leite; papel e tinta para
confeccionar o dominó.
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12/06
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Tema: Mercado
Objetivo: Relacionar
a matemática ao cotidiano.
Desenvolvimento: A
professora deverá juntar várias embalagens vazias de produtos como: caixa de
leite, frasco de shampoo e etc. Em seguida deverá organiza-las em uma mesa.
Notas simbólicas de dinheiro deverão ser fornecidas aos alunos e os mesmos
deverão ir às compras; com a ajuda da professora os alunos deverão fazer as
compras e em seguida deverão efetuar o pagamento com as notas simbólicas; a
professora deverá dar suporte para que a conta seja feita de maneira correta
e o troco seja o valor certo.
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Notas simbólicas de dinheiro; Embalagens
vazias de produtos.
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Avaliação final: Verificar se os objetivos foram atingidos.
FOTOS DA OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS:
DOMINÓ:
JOGO DA PESCARIA:
BINGO:
JOGO DAS ARGOLAS:
MERCADO:
Adorei as idéias e vou adaptá-las para os alunos de 5°ano.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa